Postagens do BLOG

Governo Bolsonaro esconde contaminação por agrotóxicos em alimentos

Desde 2020, os brasileiros não têm como saber quanto de resíduos de agrotóxicos estão em sua comida, segundo a Repórter Brasil. Isso porque a Anvisa não realiza testes em alimentos desde 2019, quando foi publicado o último relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) – isto é, com amostras de 2017 e 2018,…

Continue lendo

Na venda da Amil, os horrores da privatização da Saúde

Usuários relatam dificuldades em utilizar os serviços do convênio de saúde, desde que a operadora vendeu 337 mil de seus planos individuais a outras empresas. Enquanto isso, Congresso discute a desregulamentação do setor… Texto de Gabriela Leite publicado em OUTRA SAÚDE Já era de se esperar, mas vieram rápido demais as reclamações de usuários da…

Continue lendo

Pioderma gangrenoso ulcerativo

Diante de uma ferida crônica em membros inferiores associada a dor intensa, devemos sempre manter em nosso radar a possibilidade de estar diante de um caso de PIODERMA GANGRENOSO (PG). Trata-se de um processo inflamatório envolvendo a pele e tecidos subjacentes, de difícil diagnóstico e, relativamente raro ou pouco diagnosticado. Na maioria, esses casos passam…

Continue lendo

Mel em feridas

Com certa frequência somos questionados sobre a utilização do mel de abelha no tratamento das feridas. No livro do Dr. Guido Majno (imagem ao lado), que dedicou muitos anos de sua vida estudando os tratamentos usados na antiguidade, ele nos informa que as propriedades do mel são conhecidas há séculos e foram utilizadas para o…

Continue lendo

Mau odor em feridas crônicas

Regra geral, o mau odor ou mau cheiro proveniente das feridas crônicas decorre dos tecidos necrosados ou da invasão bacteriana. Trata-se de uma situação degradante para a qualidade de vida do paciente e para a sua relação familiar e social e que precisa ser abordada com muita objetividade pelos profissionais de saúde. Precisamos estar atentos…

Continue lendo

Iodosorb

Durante muitos anos – eu diria, décadas – usamos produtos com Iodo para limpeza, assepsia e antissepsia da pele, muito embora sua utilização em cuidados com a saúde já era praticada desde o século XIX. Até então o iodo era considerado um dos mais eficazes antissépticos. Nos centros cirúrgicos o álcool iodado e depois o…

Continue lendo

Adaptic

Trata-se de uma cobertura primária – curativo primário – não aderente, confeccionada com o intuito de proteger o leito das feridas. Há vários outros produtos com esse mesmo propósito. Essa cobertura procura contemplar a ideia de que, não aderindo ao leito, temos: Retirada não dolorosa por ocasião das trocas Facilidade na remoção minimizando traumas ao…

Continue lendo

COVID-19 -tocar os objetos contagia?

Você “desinfeta” todos os produtos que você compra no supermercado? Passa álcool gel no seu celular, na direção do seu carro, no seu óculos, seu relógio ou até mesmo nas moedas e cédulas de dinheiro? Pois bem, o jornal EL PAIS, fonte do que tratamos neste post, publica análise feita pelo Centro de Controle e…

Continue lendo

Vacina Oxford/AstraZeneca e coágulos

Em 16 de março publicamos AQUI assunto tratado na mídia especializada dando conta de problemas com a vacina da Oxford/AstraZeneca que levou à suspensão do uso dessa vacina em vários países da Europa. Apesar das justificativas apresentadas em seguida por diferentes instituições, a coisa parece ser um pouco mais séria. Vejamos a matéria abaixo que…

Continue lendo

AAS (aspirina) e Covid-19

A matéria que divulgo a seguir, em tradução livre, parece mostrar que os indivíduos que já fazem uso do AAS ou aspirina em baixas doses – 81mg/dia – poderão ser beneficiados caso venham a ser acometidos pelo coronavirus da COVID-19. Quem desejar ler a matéria no original em inglês, clique neste LINK Aspirina em baixa…

Continue lendo

COVID-19, vacinas e trombose

A mídia especializada e outros meios de comunicação publicaram que 14 países da EU (União Europeia) suspenderam temporariamente o uso da vacina Oxford/AstraZeneca no combate ao COVID-19, em decorrência de vários comunicados dando conta de episódios de tromboembolismo em indivíduos vacinados recentemente e, um desses casos, evoluindo para o óbito na Dinamarca. “Dois italianos morreram…

Continue lendo

Diabetes e Covid-19

O texto original está em francês. Resolvi fazer uma tradução livre para o português por considerar o tema muito relevante e abordado de maneira esclarecedora. Leia a matéria completa de autoria de Carolle Anne Dessureault clicando AQUI

Continue lendo

COVID-19 e tratamento de feridas crônicas

Lemos matéria publicada no New York Post dando conta de que determinadas lesões nos pés podem significar “um sinal precoce de coronavirus, segundo especialistas”. “Feridas nos pés semelhantes à varicela* podem ser um novo sintoma peculiar do coronavirus, de acordo com uma equipe de médicos espanhóis” – diz a matéria que prossegue informando que o…

Continue lendo

Dermatite de estase

Dermatite ou dermite de estase É uma situação clínica que se manifesta como um evento inflamatório da pele. Mas não se trata de um evento inflamatório qualquer: trata-se de um processo decorrente da estase venosa. E, por esta razão, está topograficamente situado a partir do 1/3 médio das pernas. (Figura 1) Precisamos entender primeiro o…

Continue lendo

Exercícios de “jump” e veias varicosas

Em geral os portadores de veias varicosas referem como queixa principal o desconforto estético. “As pernas estão feias por causa dessas varizes”. Alguns casos evoluem para uma série de sintomas de localização nos membros inferiores, sendo os mais frequentes: dor, peso, cansaço, queimação, inchação. Nos casos de doença venosa mais avançada isso tudo pode evoluir…

Continue lendo

Hanseníase (lepra) e mal perfurante plantar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) através de seu Boletim Epidemiológico, informou em 2017 que 143 países e territórios informaram casos de hanseníase no ano de 2016. Dos 214.783 casos novos informados, “o Brasil ocupou a segunda posição com 25.218 (11,7%)”; a Índia ocupa a primeira posição com 135.485 novos casos (63%). De 2014 a…

Continue lendo

Protetores da pele

A pele do entorno das feridas deve ser permanentemente monitorada pelo profissional assistente. Os elementos secretados pela ferida, quando não controlados, podem provocar severos danos ao seu entorno, com risco de infecção e, até mesmo, expansão da lesão. Muito embora comumente denominados “cremes de barreira” cuja função básica é a proteção da pele, esses protetores…

Continue lendo

Hidrogel em feridas

No tratamento de feridas são utilizados com o objetivo de manter a umidade desejada, dentro dos princípios de preparação do leito. Ajudam a promover a granulação, facilita o desbridamento autolítico, permitindo assim a evolução da epitelização. Podem ser utilizados para preenchimento de espaços mortos e pequenas cavidades. Os hidrogéis são encontrados em vários formatos: gazes…

Continue lendo

Coberturas de espuma

Curativos ou coberturas baseadas em espuma – habitualmente de poliuretano e suas variações combinadas com outros materiais- são de muita utilidade quando necessitamos controlar as secreções das feridas (exsudato). Este é o objetivo buscado quando se escolhe esse tipo de cobertura. Certamente a capacidade de absorção varia de acordo com a espessura, a composição e…

Continue lendo

Curativos antibacterianos ou antimicrobianos

Na literatura sobre o tema diz-se que ” curativos antibacterianos ou antimicrobianos são aqueles produtos ou coberturas que alteram a carga biológica do leito das feridas”. Para efetivamente produzirem algum impacto na eliminação ou redução da população microbiana do leito das feridas, sem provocar danos locais, esses curativos precisam possuir algumas características, a saber: Amplo…

Continue lendo

Carvão ativado

Lemos na Wikipédia que o carvão ativado “é um material de carbono com porosidade bastante desenvolvida” e “tem a capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.” 

Continue lendo

Coberturas não aderentes

São curativos cuja função principal é proteger os tecidos do leito das feridas contra eventuais danos que possam ser causados por determinados curativos. Sabemos que as gazes, habitualmente utilizadas, aderem firmemente ao leito das feridas. A retirada dessas gazes provocam o que é habitualmente chamado de desbridamento não seletivo: ou seja, podem trazer consigo, além…

Continue lendo

Terapia à vácuo com PICO

A cada momento surgem novos modelos de dispositivos baseados na tecnologia por pressão negativa – vácuo – focados no tratamento das feridas crônicas de difícil cicatrização.Inicialmente os modelos eram formatados para uso em ambiente hospitalar, exigindo assim a manutenção dos pacientes em regime de internação. Em alguns casos e, na prática, essa tem sido a…

Continue lendo

COVID-19 e úlcera plantar em diabéticos

Uma vez considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, o que o novo coronavirus significará para os milhões de pacientes diabéticos pelo mundo? Instituições científicas são unânimes em afirmar enfaticamente que os portadores de DM (Diabetes Mellitus) são os mais vulneráveis às complicações da COVID-19. Ou seja, o risco de óbito é maior entre…

Continue lendo

Hidrocoloide

Os hidrocolóides são curativos contendo agentes semipermeáveis de poliuretano em formato de placas gelatinosas com partículas hidro ativas de carboximetilcelulose sódica (NaCMC), pectina e gelatina.  São normalmente embalados em placas de filme ou espuma de poliuretano, autoadesivas algumas e impermeáveis à água na face oposta à ferida. De acordo com cada fabricante, a superfície de contato com…

Continue lendo
%d blogueiros gostam disto: