Curativos antibacterianos ou antimicrobianos

Na literatura sobre o tema diz-se que ” curativos antibacterianos ou antimicrobianos são aqueles produtos ou coberturas que alteram a carga biológica do leito das feridas”.

Para efetivamente produzirem algum impacto na eliminação ou redução da população microbiana do leito das feridas, sem provocar danos locais, esses curativos precisam possuir algumas características, a saber:

Ferida infectada – antes

Ferida infectada – depois de curativo com SILVERCEL™ Antimicrobial Alginate Dressing
  • Amplo espectro de ação, com atividade antimicrobiana rápida e sustentável;
  • Convenientemente bactericida e não apenas bacteriostático;
  • Atóxicos, não alergênicos e compatíveis com a pele comprometida do entorno das feridas;
  • Sua ação não pode ser neutralizada pelo exsudato:
  • Capacidade de reduzir o mal odor proveniente dos tecidos infectados

Além de tudo – e isso se aplica a todos os produtos – sejam de fácil acesso e apresente um custo benefício que permita sua indicação e aquisição pela maioria dos que deles necessitam.

Variadas apresentações estão disponíveis no mercado. O elemento de “entrega” do antimicrobiano pode ser cobertura de espuma, gazes impregnadas, filmes, coberturas não aderentes, hidrogéis, alginatos, hidrofibras ou combinações de vários materiais. A finalidade é fazer com esses materiais liberem o agente antimicrobiano para a intimidade da ferida através do ambiente úmido, em concentrações eficazes e de forma sustentável num período apropriado de tempo.

Os agentes antimicrobianos mais comumente empregados são os compostos de prata, iodo ou polihexametilbiguanida (PHMB). A prata pode estar presentes em apresentações de espuma, hidrocoloide, cremes de barreira, carvão ativado, etc.

Principais aplicações: 

  • Podem ser usados como curativos primários ou secundários em situações em que o controle da infecção é determinante para a cicatrização;
  • Feridas agudas ou crônicas infectadas; aí podem ser incluídas queimaduras, incisões cirúrgicas, pé diabético, feridas por pressão, úlceras venosas e outras.
  • Em alguns formatos podem ser bastante úteis quando sob terapia compressiva, tipo bandagem de UNNA.

Contraindicações – pacientes alérgicos a qualquer um desses componentes.

Observação pertinente: levar em consideração as informações fornecidas por cada fabricante e se familiarizar com as possibilidades, indicações e características de cada produto.


Abaixo uma listagem dos produtos que podem ser encontrados e adquiridos – com as dificuldades de sempre – no mercado nacional.

AQUACEL® Ag – ConvaTec

ACTISORB™ Plus – 3M+KCI

Biatain® Ag Non-Adhesive Foam – Coloplast Corp.

IODOSORB* 0.9% Cadexomer Iodine – Smith+Nephew, Inc.

SILVERCEL™ Antimicrobial Alginate – 3M+KCI

Autor: JOSE AMORIM DE ANDRADE

Médico. Especialista em tratamento de feridas crônicas dos membros inferiores. Leitura e fotografia seguem juntos por onde vou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: